Fonte: Folha de SP A ONG Ação da Cidadania anuncia a segunda edição da "Brasil sem Fome", campanha para arrecadar doações e alimentar pessoas em situação de insegurança alimentar. A expectativa é a de superar os 100 milhões de pratos de comida distribuídos na edição anterior.Neste ano, a campanha homenageia as mulheres que, segundo a ONG, são base do trabalho voluntário, da liderança nas comunidades atendidas e nas doações de alimentos. O objetivo é destacar o protagonismo feminino de indígenas, quilombolas, ribeirinhas, faveladas, refugiadas e migrantes na linha de frente do combate à fome. "As mulheres são as principais apoiadoras dos nossos projetos e a grande maioria das doações de pessoas físicas chegam através delas", diz Rodrigo "Kiko" Afonso, diretor-executivo da Ação da Cidadania. "Ao mesmo tempo, são as mulheres as que mais sofrem com a fome, com um recorte muito claro de mães pretas e pardas, vítimas do preconceito e desigualdade latentes da nossa sociedade. A campanha é delas e por elas", completa. As doações podem ser feitas pelo site www.brasilsemfome.org.br ou pelo Pix brasilsemfome@acaodacidadania.org.br. Também é possível se tornar embaixador da campanha, criando uma página personalizada com metas de arrecadação. Em 2020, a Ação da Cidadania, fundada pelo sociólogo Betinho, foi um dos destaques no Prêmio Empreendedor Social do Ano em Resposta à Covid-19. Naquele momento, a campanha "Ação contra o Corona" distribuiu 8.000 toneladas de alimentos, impactando 2 milhões de pessoas. Com o avanço da pandemia, em 2021, dados da Rede Penssan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) apontaram 116 milhões de brasileiros em algum grau de insegurança alimentar. A entrega de cestas básicas para famílias lideradas por mulheres é uma das prioridades da ONG, que deve seguir com a campanha até outubro.