
- Notícias
- …
- Notícias
- Notícias
- …
- Notícias
NOSSAS ÁREAS DE ATUAÇÃO
Há mais de 30 anos, seguimos incansáveis no combate à fome e na promoção da segurança alimentar e nutricional. Esse é o primeiro passo para que todos tenham oportunidade de estudar, trabalhar e viver com saúde, cultura e dignidade. Atuamos com todos e para todos, por entender que uma sociedade mais justa e igualitária só se constrói no coletivo.

Comida no Prato
"Quem tem fome, tem pressa"
De forma imediata, promovemos campanhas de arrecadação e dispomos de Hubs de Segurança alimentar com equipamentos de cozinha solidária, hortas urbanas agroecológicas e banco de alimentos para fazer o alimento chegar a quem tem fome.
- Em 2024, foram mais de 9,5 mil toneladas de alimentos entregues, 197 mil refeições prontas servidas e 952 mil cestas básicas distribuídas.

Ajuda humanitária
Levamos ajuda a comunidades atingidas por enchentes, secas e queimadas, alcançando áreas remotas e de difícil acesso para oferecer suporte essencial e apoiar a reconstrução.
- Somente no Rio Grande do Sul, foram mais de R$30 milhões em insumos, 1.500 toneladas de donativos e 4.290 eletrodomésticos doados para famílias atingidas. Foram enviadas 40 carretas com 1200 toneladas de donativos de parceiros e outras instituições.
- Também distribuímos 12.420 litros de água mineral ao Espírito Santo e doamos 4.326 kits de higiene e limpeza às vítimas do Acre e Amazonas

Articulação local
Desenvolvemos e apoiamos comitês comunitários e voluntários em todo o país, levando alimento e dignidade para quem mais precisa. Atuamos em rede e de forma colaborativa entre diversos agentes sociais.
- Hoje, são mais de 3.000 comitês voluntários ativos em todo o Brasil, fortalecendo comunidades na luta contra a fome e a desigualdade.

Conhecimento
Produção e disseminação
Geramos e compartilhamos conhecimento por meio de pesquisas e tecnologias sociais. Desenvolvemos formações em cultura e segurança alimentar e nutricional para ampliar as oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
- Em 2024, mais de 900 pessoas participaram de cursos de formação em Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN), e jovens foram capacitados em 14 municípios pelo LabCidadania.

Cultura
Fomentamos o acesso e a produção da cultura como uma ferramenta de inclusão e transformação de realidades.
- O FormAção Ação da Cidadania e Shell já capacitou mais de 200 alunos em vulnerabilidade social.

Incidência Política
Participamos de espaços de articulação, monitoramos políticas públicas e influenciamos debates para garantir que a segurança alimentar esteja nas decisões políticas no Brasil e no mundo.Mais de 5 mil pessoas participaram da Corrida e Caminhada Contra a Fome no Rio de Janeiro e São Paulo e todo o valor das inscrições foi revertido em alimentos para doação.
- Participamos nos CONSEAs nacional, estaduais e municipais, atuamos no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, e representamos o Brasil em debates globais como o G20 e o Comitê de Segurança Alimentar da FAO.
www.acaodacidadania.org.br
Ação da Cidadania© 2025
Associação Comitê Rio da Ação da Cidadania Contra a Fome a Miséria e Pela Vida
Cnpj: 00.346.076/0001-73







