A Ação da Cidadania foi oficialmente declarada Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. A Lei foi sancionada pelo governador em exercício, Ricardo Couto, reconhecendo a trajetória e a relevância social da organização fundada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho.
O título é concedido a instituições que representam práticas, saberes, tradições e formas de expressão que contribuem para a construção da identidade, da memória e da herança cultural da sociedade fluminense. O reconhecimento reforça a importância do legado da Ação da Cidadania e de sua atuação em prol da transformação social ao longo de mais de três décadas.
“É um orgulho imenso ver o trabalho iniciado pelo meu pai e construído ao longo de mais de três décadas receber esse reconhecimento. Nossa missão sempre foi contribuir para o fortalecimento de políticas públicas de combate à fome e às desigualdades sociais. Por isso, investimos em diferentes segmentos com o intuito de ampliar oportunidades e promover autonomia e qualidade de vida para a população”, comemora Daniel de Souza, filho de Betinho e presidente do Conselho da Ação da Cidadania.
O Projeto de Lei foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em 20 de maio e teve autoria dos deputados Carlos Minc, Jari Oliveira, Martha Rocha, Marina do MST, Renata Souza e Yuri Moura. A iniciativa destaca a contribuição da organização para a melhoria da qualidade de vida de milhões de brasileiros por meio de ações voltadas ao combate à fome, à miséria e às desigualdades sociais.
“É uma honra ver oficializada essa homenagem. Acompanho o trabalho da Ação da Cidadania desde sua criação ainda no tempo do Betinho, meu grande amigo e companheiro de exílio. Muita gente conhece as campanhas de distribuição de alimentos, como o Natal Sem Fome, mas poucas pessoas têm dimensão da abrangência das atividades desenvolvidas pela instituição, que incluem ações culturais, oficinas, capacitações, uma editora dentro de um vagão de trem e projetos de formação que transformam vidas”, afirmou Minc.
Com atuação nacional, a Ação da Cidadania mobiliza uma ampla rede de comitês, parceiros e voluntários para promover iniciativas de solidariedade e desenvolvimento social. Campanhas como o Natal Sem Fome e ações emergenciais em situações de crises e desastres garantem acesso imediato à alimentação para milhares de famílias em situação de vulnerabilidade.
Ao longo de seus 33 anos de história, a organização já distribuiu mais de 75 mil toneladas de alimentos, beneficiando mais de 32 milhões de pessoas em todo o país. Além da segurança alimentar, também desenvolve projetos nas áreas de educação, cultura, capacitação profissional e empreendedorismo.

