A Ação da Cidadania está presente na COP30, em Belém (PA), levando ao mundo uma mensagem urgente: não há segurança alimentar sem justiça climática, nem comida no prato sem floresta em pé. Nossa presença reafirma o compromisso com uma transição justa, unindo o combate à fome,a preservação das florestas e a justiça global.
Estamos levando à conferência a campanha internacional #Forests4Food, criada em parceria com o SDG2 Advocacy Hub, e que defende uma mudança sistêmica nos modos de produzir e consumir alimentos. A iniciativa lembra que 'sem florestas não há água, sem água não há comida, e sem comida não há futuro'. Por meio dela, buscamos inspirar governos, empresas e a sociedade civil a agir em conjunto pela preservação das florestas e pela construção de sistemas alimentares sustentáveis, saudáveis e inclusivos.
Além dos painéis oficiais, a Ação da Cidadania participa de diversas agendas da sociedade civil e realiza visitas a espaços de trabalho desenvolvidos por organizações da região amazônica, fortalecendo laços com iniciativas locais e promovendo a troca de experiências sobre combate à fome, agricultura familiar, soberania alimentar e justiça climática. Essa imersão reforça nosso compromisso em aprender e compartilhar conhecimento com os territórios e ampliar o diálogo entre ação comunitária e políticas globais.
Agenda oficial da Ação da Cidadania na COP 30
- 9 de novembro – Universidade Federal do Pará (UFPA) - Fomento à Solidariedade Sul-Sul na Busca por Financiamento para Adaptação
Em parceria com o Instituto de Referência Negra Peregum, Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), Pan African Climate Justice Alliance (PACJA) e UFPA, vamos discutir o papel do Sul Global no financiamento climático para adaptação, abordando justiça climática, racismo ambiental e segurança alimentar.
- 13 de novembro – Agrizone | Agriculture and Climate in the Peripheries
Painel sobre produção de alimentos e adaptação climática nas periferias urbanas e rurais, com participação da nossa área de Participação Social, além do Ministério do Desenvolvimento Social, poder legislativo, parceiros internacionais e demais representantes da sociedade civil.
- 13 de novembro - Blue Zone, Thematic Hub | Showcase of Highlighted Results & Solutions: A Food Waste Breakthrough for Climate, Biodiversity and Equitable, Resilient Cities
O evento marca o lançamento oficial de iniciativa que visa apoiar a implementação da meta 12.3 dos ODS, reduzir pela metade o desperdício de alimentos até 2030, e contribuir para a redução de 7% das emissões globais de metano. Reunindo governos, empresas e sociedade civil, o encontro promoverá o intercâmbio de políticas e soluções que conectam a redução do desperdício alimentar à ação climática e à construção de cidades mais justas e resilientes.
- 13 de novembro - Green Zone | Segurança Alimentar, Proteção Social e Turismo: caminhos integrados para o desenvolvimento sustentável
Painel sobre segurança alimentar, proteção social e turismo sustentável, com participação da Ação da Cidadania, Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério do Turismo, Ministério do Desenvolvimento Agrário e representantes da sociedade civil, discutindo caminhos integrados para o enfrentamento da fome e a promoção de territórios solidários.
- 14 de novembro - Blue Zone | Climate and Nutrition: Safeguarding Traditional Food Systems for a Resilient Future
Painel sobre práticas agrícolas sustentáveis, biodiversidade e nutrição nas políticas climáticas e alimentares. Será abordado formas de financiar e ampliar soluções locais que preservem culturas tradicionais, reduzam emissões e fortaleçam a segurança alimentar das comunidades.
- 17 de novembro – Blue Zone | Forest, Finance and Food: Investing in Nature-Positive Food Systems
Construído em parceria com o Conselho de Pesquisa Agrícola Internacional (CGIAR), o painel destaca como as florestas, agricultura sustentável e o financiamento podem, em conjunto, promover sistemas alimentares resilientes e inclusivos.
- 18 de novembro – Blue Zone | Strategic Alliances for Climate and Hunger
Evento de articulação com representantes do Governo Federal e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (IFAD / ONU). Como membro fundadora da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, nossa participação nesse espaço reforça o papel da Ação da Cidadania como voz ativa da sociedade civil na construção de soluções globais para a fome e o clima.
Na COP 30, vamos mostrar que as soluções para a fome e o clima passam por alianças que conectam povos, florestas e alimentos. A Ação da Cidadania segue atuando para garantir que a voz da sociedade civil brasileira ecoe nos espaços de decisão global, reafirmando o Brasil como exemplo de justiça global e transformação social.
Ainda dá tempo de você se juntar à campanha #Forests4Food. Assine a petição global em forests4food.org. Porque proteger as florestas é também garantir comida no prato e futuro para todos.

