Ação da Cidadania realiza o maior Natal Sem Fome pela primeira vez da sua história com alimentos da agricultura familiar

Com apoio do MDS e da Conab, campanha vai beneficiar mais de 2 milhões de pessoas de todo o país com mais de 5 mil toneladas de alimentos adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

· Notícias

A Ação da Cidadania realiza, na sexta (19) e no sábado (20), em 2025, o maior Natal Sem Fome desde a criação da campanha, há 32 anos. A mobilização ganhou um reforço histórico com a doação de mais de 5 mil toneladas de alimentos produzidos pela agricultura familiar, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que vai beneficiar mais de 2 milhões de pessoas em todo o Brasil. A iniciativa é resultado de uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), responsáveis pela execução do programa.

Essa é a primeira vez que alimentos adquiridos pelo Governo do Brasil passam a compor o Natal Sem Fome. Com o PAA como aliado, a campanha desse ano ganha a força desse programa que, há mais de 20 anos, garante alimento para pessoas em situação de vulnerabilidade social, ao mesmo tempo em que fortalece a Agricultura Familiar, valoriza a produção local, gera renda no campo. Os alimentos doados para a campanha ampliam a qualidade nutricional das cestas, garantindo que o alimento percorra um ciclo justo e completo, do campo ao prato, possibilitando um Natal mais digno para famílias que ainda convivem com a insegurança alimentar.

“Quando a sociedade civil, governo e o setor privado caminham juntos, a comida chega na mesa de quem precisa e a renda permanece no campo, com quem produz. Essa parceria é uma vitória da política pública, da solidariedade e do direito que toda pessoa tem à alimentação”, afirma Rodrigo “Kiko” Afonso, diretor-executivo da Ação da Cidadania.

A demanda da agricultura familiar para a última chamada do PAA, que chegou a R$ 1,9 bilhão em 2025, foi destacada por Edegar Pretto, presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Pretto considera o programa como um dos principais instrumentos do governo que ajudou a tirar o Brasil do Mapa da Fome.

“E agora coroamos esse trabalho com esta doação à Ação da Cidadania, do saudoso Betinho. O que interessa à Conab é que nenhum brasileiro passe fome. Por isso seguiremos investindo na agricultura familiar, para incentivar a produção de alimentos e, ao mesmo tempo, entregar comida a quem mais precisa”, afirma.

Mesmo com avanços recentes, a fome e a insegurança alimentar ainda atingem milhões de lares brasileiros, uma realidade que mantém o Natal Sem Fome urgente e essencial. Para a Ação da Cidadania, a parceria com o Governo do Brasil não só expande o alcance da campanha, como também reforça o papel das organizações da sociedade civil dentro de uma política de estado voltada à dignidade.

“Se estivesse vivo, Betinho estaria orgulhoso em ver que o Brasil retomou uma agenda de enfrentamento à fome com o Estado ao lado da população. O sonho dele sempre foi que a vida, e não a fome, fosse o que nos guiasse como país”, destaca Daniel Souza, presidente do Conselho da Ação da Cidadania e filho de Betinho.

A edição de 2025 tem a parceria de Americanas, Ancar Ivanhoe, Mercado Pago, Casas Bahia, Coca-Cola, Carta Capital, Construtora Barbosa e Melo, Grupo Fleury, Metrô Rio, Petronect, Pluxee, Rio Ônibus, VLT Carioca e Wilson Sons.

Criado por Betinho (Herbert de Souza) em 1993, o Natal Sem Fome segue firme com o mesmo propósito que o inspirou há mais de três décadas: garantir o direito à alimentação e reafirmar que o Natal acontece quando a luz de todos entra em ação.