O que é o Banco de Alimentos, o novo equipamento de segurança alimentar da Ação da Cidadania

Esse projeto combate o desperdício de alimentos e promove o combate à fome, ao mesmo tempo. Descubra como esse processo acontece e ajuda vidas em vulnerabilidade social.

· Projetos,Artigos

Num país onde milhões de toneladas de alimentos próprios para consumo são jogados fora anualmente, iniciativas como o Banco de Alimentos desempenham um papel fundamental na redução desse desperdício.

Na Ação da Cidadania, selecionamos e separamos esses alimentos, garantindo que apenas produtos de qualidade adequada cheguem às mãos de famílias que diariamente enfrentam o desafio da fome.

broken image

O que é um Banco de Alimentos?

Também chamados de bancos alimentares, os bancos de alimentos são iniciativas de combate à fome e à insegurança alimentar.

Estes bancos atuam arrecadando doações de alimentos que seriam desperdiçados na cadeia produtiva, ou seja, em pontos de produção, armazenamento, distribuição e venda desses gêneros alimentícios.

Além da colheita urbana, os Bancos de Alimentos atuam também na modalidade convencional. Um dos principais exemplos é quando recebem doações de alimentos vindos da Agricultura Familiar, que passam por etapas rigorosas de triagem e armazenamento. Esse tipo de recebimento prioriza insumos do pequeno agricultor.

Logo em seguida, as arrecadações são distribuídas para organizações sociais que fazem o alimento chegar às pessoas que precisam.

Combate ao desperdício: o impacto do Banco de Alimentos

Por diversos motivos, alimentos que estão em bom estado de consumo são diariamente desperdiçados.

Uma das principais razões ocorre quando alimentos como frutas e vegetais se encontram fora dos padrões de comercialização. Com formato e coloração diferente dos usuais, serviços alimentícios optam por descartá-los. Mesmo que esses alimentos mantenham suas propriedades nutricionais e também não apresentem risco para o consumo humano.

No Brasil, esse tipo de perda de alimentos acontece principalmente na cadeia produtiva. Segundo o relatório “Mapa da Fome e do Desperdício de Alimentos no Brasil”, de 2022, cerca de 85% de todo o desperdício de produtos alimentícios ocorre nas etapas pós-produção e pré-consumo desses insumos. Apenas 15% do desperdício é feito pelo consumidor final.

Pensando que a maior parte do problema ocorre antes mesmo de chegar à casa das pessoas, iniciativas como o Banco de Alimentos se tornam essenciais para evitar que comida de qualidade vá para o lixo.

broken image

Como funciona o Banco de Alimentos da Ação da Cidadania

Lançado em novembro de 2023, o Banco de Alimentos da Ação da Cidadania é um equipamento que se conecta a outros projetos da ONG para promover a segurança alimentar e nutricional.

Atualmente, recebemos doações do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma iniciativa essencial do Governo Federal para apoiar os agricultores familiares e garantir o acesso à alimentação adequada para aquelas pessoas em situação de vulnerabilidade.

Com uma metodologia rigorosa e eficiente adotada pelo Banco de Alimentos, as doações passam por várias etapas, desde o recebimento e acondicionamento até a distribuição.

Não apenas atendemos às organizações cadastradas em nossa rede, mas também à nossa Cozinha Solidária e à campanha Emergências, em resposta a desastres naturais que trazem inúmeras perdas para famílias e/ou afetam a capacidade de conseguir alimentos.

O Banco de Alimentos está na fase de mapeamento de novas empresas parceiras que queiram apoiar com excedente de produção, alimentos perto do prazo de validade, mas que estão em condições sanitárias para consumo. Para saber como doar, acesse a seção FAQ.

 

Veja resultados do nosso Banco de Alimentos

Semanalmente, recebemos uma média de 1,5 toneladas de alimentos. E esse número se reflete na vida de muitas famílias! Em apenas sete meses de lançamento, o Banco de Alimentos já recebeu e encaminhou mais de 61 toneladas de doações para 100 instituições beneficiárias e nossas iniciativas de combate à fome.

 

broken image

FAQ: Perguntas e respostas sobre o Banco de Alimentos

  • Quem pode doar para o Banco de Alimentos?

Instituições que estão ligadas à cadeia produtiva de alimentos e que desejam reduzir as suas taxas de desperdício. Para saber mais, envie um e-mail para parcerias@acaodacidadania.org.br.

  • Quem pode receber doações do Banco de Alimentos?

No momento, apenas organizações sem fins lucrativos localizadas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro que estão cadastradas em nosso sistema. Para se cadastrar, clique neste endereço para que possamos verificar a elegibilidade da instituição da qual faz parte. Atenção: as inscrições deste formulário acontecem em períodos específicos. Para não perder nenhuma novidade, siga nossas redes sociais.

  •  

O Banco de Alimentos da Ação da Cidadania pertence ao Governo Federal?

Não. Nós, da Ação da Cidadania, somos uma ONG – uma Organização Não Governamental – sem fins lucrativos. Nossa parceria com o PAA acontece de forma estratégica, assim como ocorre com outros bancos de alimentos no Brasil. Acreditamos que o Estado e a sociedade civil organizada podem agir em conjunto para contribuir com a melhoria de vida da população.