Benefícios Sociais para quem precisa: conheça a Busca Ativa

Parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social vai identificar e orientar população sobre direitos e acesso a políticas públicas

· Notícias

Muitas pessoas se perguntam como receber o Bolsa Família. Ou quem pode ter acesso a benefícios sociais do governo como esse e muitos outros – Tarifa Social de Energia, Carteira da Pessoa Idosa ou o Minha Casa, Minha Vida, por exemplo.

A verdade é que existem muitas pessoas em situação de extrema pobreza, mas que desconhecem seus direitos ou não sabem como procurar ajuda nos órgãos públicos para ter acesso a eles.

Pensando em resolver esse problema, nós, da Ação da Cidadania, iniciamos a nossa parceria no projeto Busca Ativa, com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Essa iniciativa tem como objetivo apoiar a identificação e orientação de famílias sobre os programas sociais do Governo Federal.

 

Como a Busca Ativa funciona

O mapeamento das pessoas em situação de vulnerabilidade será realizado pelas nossas lideranças voluntárias. Em seguida, as pessoas mapeadas serão encaminhadas aos postos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), para dar continuidade ao processo de acesso às políticas sociais, que deverá ser aprovado segundo os critérios do Governo Federal.

Esse processo vai começar pelos territórios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, lugares onde os líderes já atuam.

E por que o RJ foi escolhido para a fase piloto deste levantamento? Hoje, o estado representa o retrato da fome no país, com 15% da população em insegurança alimentar grave.

A previsão é que essa parceria entre o governo e a sociedade civil para a Busca Ativa seja expandida para o restante do país ainda esse ano.

 

Nossas ferramentas

Todos os nossos voluntários do RJ estão sendo treinados pela nossa equipe de Assistência Social quanto aos documentos e informações a serem preenchidos com autorização de cada representante ou integrante da família.

Para atuar na linha de frente, esses voluntários contarão com estes recursos exclusivos do projeto:

  • A cartilha Busca Ativa contra o monstro da desigualdade social: de forma lúdica e didática, esse material desenvolvido pelo nosso time ajudará a desenvolver habilidades de entrevista em nossas lideranças em seus territórios. O documento dará um panorama completo sobre o projeto, formando com profundidade a esses comitês, para que atuem com eficiência e cuidado.
  • O Zap Cidadania: uma conta comercial no WhatsApp com respostas automatizadas (recurso conhecido como bot). Desenvolvido com apoio do MDS, o recurso fará todos os cálculos automaticamente e, em poucos minutos, dirá quais são os benefícios sociais que a família cadastrada poderá acessar.

O papel da Ação da Cidadania no Busca Ativa

Queremos acelerar e expandir a inclusão de milhares de famílias no Cadastro Único (CadÚnico), que dá acesso a mais de 30 políticas públicas, como o Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Tarifa Social de Energia, dentre outros.

Nossa participação no projeto Busca Ativa não garante que as famílias mapeadas tenham acesso de fato aos benefícios sociais e políticas públicas. Nossas lideranças voluntárias farão a orientação para cadastro dos possíveis beneficiados. Além disso, realizarão o encaminhamento dessas famílias para os CRAS ou os postos de cadastramento.

Além disso, nossa equipe também estará apta para dar suporte a essas famílias no que diz respeito à resposta de dúvidas frequentes.

A Ação da Cidadania é uma instituição do Governo?

Não. Nós, da Ação da Cidadania, somos uma ONG – uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos.

Nossa parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome foi feita com apenas com finalidade de ajudar essa pasta a chegar em territórios de difícil acesso.

Acreditamos que o Estado e a sociedade civil organizada podem agir em conjunto para contribuir com a melhoria de vida da população. Afinal, quanto mais pessoas em situação de vulnerabilidade incluídas no CadÚnico, maiores são as suas chances de exercerem seus direitos de cidadãs e cidadãos.

Para ficar de olho em atualizações sobre a Busca Ativa, nos siga em nossas redes sociais: InstagramFacebookX (Antigo Twitter)LinkedInTikTok.