03 de novembro é data do aniversário do Betinho, que, se estivesse vivo, estaria completando 85 anos e em grande estilo. Pois é nesta mesma data que Martinho da Vila recebe Xande de Pilares e Moacyr Luz para fazer a LIVE BETINHO VIVE em homenagem ao sociólogo e ativista da paz que amava rodas de samba. O evento também é parte das ações que integram a campanha do Natal Sem Fome.
Mineiro de Bocaíuva, Herbert José de Souza nasceu em 1935. Grande ativista contra a fome e outras causas, Betinho ficou conhecido no Brasil e no mundo. Hemofílico, enfrentou desde cedo o dilema da saúde frágil, marca que o acompanharia pelo resto de sua vida.
Através da Ação da Cidadania, Betinho não mediu esforços em sua trajetória para tentar
acabar com uma das piores mazelas do mundo - a fome. Em seus estudos conseguiu elaborar o primeiro “Mapa da Fome”, que na oportunidade apontava a existência de 32 milhões de famintos no Brasil. É aí que nasce o símbolo que consagraria Betinho como o maior nome da sociedade brasileira para acabar com a fome.
E para homenagear o pai Betinho, que era fã e frequentador assíduo de rodas de samba, que o filho e também presidente do conselho da ONG Ação da Cidadania, Daniel Souza, escolheu o dia 3 de novembro para fazer a LIVE BETINHO VIVE protagonizada por Martinho da Vila e convidados.
“Se tinha uma coisa que emocionava o meu pai era a música. Naquelas poucas horas do show ou de uma roda de samba, acho que ele conseguia parar e descansar das lutas que ele travava, seja contra a fome, seja contra a própria AIDS. Acho que não tem melhor forma de celebrar o aniversário dele do que com este encontro histórico do samba”, declarou Daniel.
Durante a transmissão haverá um QR Code na tela em que quem estiver assistindo poderá fazer doações para a campanha do “Natal Sem Fome”. Na oportunidade, Martinho da Vila vai fazer uma nova versão da música “Vamos Kizombar” que fala sobre Betinho, e trará convidados, como Xande de Pilares, que é um autores da música da “Quem tem fome, tem pressa”, e Moacyr Luz, um dos parceiros do cantor, compositor e escritor Aldir Blanc, que morreu este ano pela Covid-19 e que Betinho teve a oportunidade de conhecer e frequentar sua casa.
A live será transmitida a partir das 20h pelo canal da Ação da Cidadania no YouTube.