Voltar ao site

Data de aniversário de Betinho é lembrada com live de Martinho da Vila

Transmissão acontece no dia 03/novembro e contará com outros nomes do samba. Apresentação faz parte das ações da campanha do Natal Sem Fome

· Notícias

03 de novembro é data do aniversário do Betinho, que, se estivesse vivo, estaria completando 85 anos e em grande estilo. Pois é nesta mesma data que Martinho da Vila recebe Xande de Pilares e Moacyr Luz para fazer a LIVE BETINHO VIVE em homenagem ao sociólogo e ativista da paz que amava rodas de samba. O evento também é parte das ações que integram a campanha do Natal Sem Fome.

Mineiro de Bocaíuva, Herbert José de Souza nasceu em 1935. Grande ativista contra a fome e outras causas, Betinho ficou conhecido no Brasil e no mundo. Hemofílico, enfrentou desde cedo o dilema da saúde frágil, marca que o acompanharia pelo resto de sua vida.

Foi durante este período difícil que enfrentou que Betinho percebeu que precisava ajudar quem mais necessitava. A mobilização da sociedade em favor dos excluídos era a bandeira que levantou, com donativos e ações de solidariedade. O movimento liderado por ele era em prol de colocar a luta contra fome e a miséria na agenda de políticas públicas do país, luta que acontece até nos dias de hoje.

Através da Ação da Cidadania, Betinho não mediu esforços em sua trajetória para tentar
acabar com uma das piores mazelas do mundo - a fome. Em seus estudos conseguiu elaborar o primeiro “Mapa da Fome”, que na oportunidade apontava a existência de 32 milhões de famintos no Brasil. É aí que nasce o símbolo que consagraria Betinho como o maior nome da sociedade brasileira para acabar com a fome.

E para homenagear o pai Betinho, que era fã e frequentador assíduo de rodas de samba, que o filho e também presidente do conselho da ONG Ação da Cidadania, Daniel Souza, escolheu o dia 3 de novembro para fazer a LIVE BETINHO VIVE protagonizada por Martinho da Vila e convidados.

“Se tinha uma coisa que emocionava o meu pai era a música. Naquelas poucas horas do show ou de uma roda de samba, acho que ele conseguia parar e descansar das lutas que ele travava, seja contra a fome, seja contra a própria AIDS. Acho que não tem melhor forma de celebrar o aniversário dele do que com este encontro histórico do samba”, declarou Daniel.

Durante a transmissão haverá um QR Code na tela em que quem estiver assistindo poderá fazer doações para a campanha do “Natal Sem Fome”. Na oportunidade, Martinho da Vila vai fazer uma nova versão da música “Vamos Kizombar” que fala sobre Betinho, e trará convidados, como Xande de Pilares, que é um autores da música da “Quem tem fome, tem pressa”, e Moacyr Luz, um dos parceiros do cantor, compositor e escritor Aldir Blanc, que morreu este ano pela Covid-19 e que Betinho teve a oportunidade de conhecer e frequentar sua casa.


A live será transmitida a partir das 20h pelo canal da Ação da Cidadania no YouTube.