Dos compromissos globais ao resultado dentro de cada país

Building Together, 4ª Reunião do Board of Champions e Comitê de Segurança Alimentar Mundial integram a agenda em Roma

· Notícias

Há cerca de um ano, Ação da Cidadania, Instituto Fome Zero, Comida do Amanhã e World Vision International compartilham um dos assentos do pilar de conhecimento do Board of Champions da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. A Aliança foi criada durante o Grupo dos Vinte (G20), em 2024, para acelerar o fim da fome e da pobreza no mundo.

No dia 14 de outubro, as organizações do assento compartilhado promovem, em Roma, o Building Together, em parceria com a Missão Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e ao Programa Mundial de Alimentos (PMA). O encontro acontece na Embaixada do Brasil em Roma, durante o World Food Forum (14 a 16 de outubro).

A proposta do encontro parte de uma pergunta: depois de dois anos de compromissos globais assumidos pela Aliança, como transformar esses compromissos em resultados concretos dentro de cada país? O Brasil entra nessa conversa com uma experiência sobre proteção social antecipatória, a ideia de agir antes que a crise aconteça, e não só depois. A intenção é compartilhar o que de fato funciona quando o alimento precisa chegar à mesa. As conversas serão sistematizadas em uma nota para a Aliança, a tempo do relatório de segundo aniversário da iniciativa, em 18 de novembro.

Dois dias depois, no dia 16, acontece a 4ª Reunião do Board of Champions, quando se completa um ano do assento compartilhado. Na semana seguinte ao World Food Forum, ainda em Roma, acontece o Comitê de Segurança Alimentar Mundial (CSA).