● O iFood vai dobrar o valor de cada doação feita pelos usuários da plataforma
● Campanha de combate à fome do iFood, que iria ao ar apenas no segundo semestre, foi antecipada na plataforma para ajudar à população do região sudeste, em cidades como São Paulo e Belo Horizonte
● Iniciativa, em parceria com a ONG Ação da Cidadania, vai impactar mais de 140 mil pessoas, vítimas da calamidade pública
São Paulo, 11 de fevereiro de 2019 – O iFood, foodtech líder da América Latina, acaba de lançar sua plataforma de doação de alimentos pelo app nesta sexta-feira, 07. Utilizando a tecnologia, os usuários podem fazer doações nos valores de R$7, R$15 e R$30 com a mesma praticidade já conhecida na jornada de pedidos no aplicativo. Todo o valor arrecadado será destinado à ONG Ação da Cidadania, instituição parceira que já atuou em outras iniciativas da plataforma como o Natal Sem Fome e em doações para a população de Brumadinho (MG).
“Para o iFood, a fome é uma condição que precisa ser combatida. Ao unir nossa tecnologia e presença nacional com o conhecimento adquirido de mais de 25 anos da Ação da Cidadania, esperamos fazer do ato de doar uma experiência simples e cada vez mais frequente na vida dos brasileiros”, explica Bruno Montejorge, Diretor de Comunicação Institucional e Sustentabilidade.
“Temos trabalhado muito desde 2017, desde que os indicadores sociais demonstravam a volta da Fome no Brasil. Naquele ano voltamos a fazer o Natal Sem Fome, sendo o iFood parceiro essencial para nos ajudar a alimentar nesses 3 anos mais de 1,5 milhão de brasileiros em situação de miséria no país. Esta parceria com o iFood demonstra que ONGs, empresas e seus clientes podem, juntos, gerar um enorme impacto social positivo para o Brasil. É um exemplo a ser seguido.”, diz Rodrigo “Kiko” Afonso, Diretor Executivo da Ação da Cidadania.
A plataforma permanente de doações faz parte de uma das frentes estratégicas da área de Sustentabilidade da empresa. Recentemente, a foodtech foi reconhecida pelo Centro de Excelência contra a fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) pelo desenvolvimento de iniciativas que colocam o tema em destaque nacional. "Entendemos que o iFood junto com a Ação da Cidadania tem como objetivo conscientizar os seus clientes para combater a fome. Consideramos que é uma importante contribuição para minorar o impacto no país e dar visibilidade a esta chaga de forma permanente ao longo do ano.", diz Daniel Balaban, Diretor e Representante da WFP.
Ajuda em Belo Horizonte e São Paulo
O lançamento da plataforma de doação estava previsto para o segundo semestre, mas diante da situação emergencial de Belo Horizonte e São Paulo, por conta das enchentes, o time responsável no iFood acelerou o desenvolvimento para entregar uma solução rápida de doações de alimentos para as milhares de pessoas atingidas pelas enchentes. “O montante arrecadado será destinado para a instituição social Ação da Cidadania, responsável pela organização de comitês locais para a distribuição de alimentos na região, e a expectativa é que a campanha ajude cerca de 140 mil pessoas ( que abrange 30 mil famílias)”, comenta Montejorge.
Como doar
A doação pode ser feita em poucos cliques, por qualquer usuário da plataforma em todo o Brasil. Basta o usuário ir até a aba ‘Perfil’, selecionar o campo de “Doações” e escolher um dos três valores fixos disponíveis ou ao finalizar um pedido quando o usuário é direcionado para a página de espera onde terá o banner “Compartilhe uma refeição”. O pagamento é feito via cartão de crédito cadastrado no app, que está disponível em versões para Android e iOS.
Sobre o iFood
O iFood, uma das mais inovadoras foodtechs do mundo e líder em delivery online de comida na América Latina, tem 26,6 milhões de pedidos mensais. Há oito anos no mercado, a empresa de origem brasileira está presente também no México e Colômbia. Atua junto aos parceiros com iniciativas que reúnem inteligência de negócio e soluções de gestão para os mais de 131,3 mil restaurantes cadastrados em 912 cidades em todo o Brasil. O iFood conta com importantes investidores, como a Movile - líder global em marketplaces móveis - e a Just Eat - uma das maiores empresas de pedidos on-line do mundo.
Sobre a Ação da Cidadania
Fundada pelo Sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, em 1993, formou uma imensa rede de mobilização de alcance nacional para ajudar 32 milhões de brasileiros que, segundo dados do Ipea, estavam abaixo da linha da pobreza.
É um movimento social que nasceu baseado em um conceito simples: SOLIDARIEDADE, TODOS NÓS PODEMOS. Entre 1993 e 2019 foram arrecadadas mais de 33.000 toneladas de alimentos em todo o Brasil, beneficiando mais de 3.500.000 famílias. Criada no auge do Movimento pela Ética na Política, a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida se transformou no movimento social mais reconhecido do Brasil. Seu principal eixo de atuação é uma extensa rede de mobilização formada por comitês locais da sociedade civil organizada em todo o país, em sua maioria compostos por lideranças comunitárias, mas com participação de todos os setores sociais.