A sede nacional da Ação da Cidadania, na Gamboa/RJ, será palco do espetáculo "Rebuliço", de 04 a 06 de dezembro, às 19h, no Teatro Betinho (Galpão da Cidadania). O evento marca o encerramento da segunda turma do projeto FormAção Ação da Cidadania e Shell, que capacitou em seu segundo ciclo mais de 200 jovens em vulnerabilidade social para atuarem nas áreas de cultura e audiovisual.
Dirigido pela aclamada Duda Maia, com co-direção de Luiza Loroza e produzido integralmente pelos próprios alunos, "Rebuliço" traz uma experiência sensorial para os espectadores. A música original é criada por Azulllllll, diretor musical, e Ricardo Fujji assina a iluminação. O projeto tem patrocínio master da Shell e apoio do Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura.
“Rebuliço é sobre o que não nos acomoda, é sobre o que ferve dentro da gente, o que nos move. A partir desse pensamento, perguntas foram feitas para os alunos e professores. Qual o rebuliço que acontece dentro de você? Qual a cara do seu rebuliço? Qual a forma do seu rebuliço? Como organizar um rebuliço? Dessas perguntas surgiu o norte do nosso espetáculo e nasceram, textos, músicas, poesias, croquis de maquiagem e figurino e maquetes cenográficas,” conta-nos a diretora Duda Maia.
Os formandos dos nove cursos do projeto – incluindo produção, interpretação, circo, dança, canto, e mais – deram vida a textos, músicas, cenas e figurinos. O espetáculo traz mais que a assinatura de cada aluno(a) e, em sua construção e execução, apresenta uma digital única formada por todas as possibilidades singulares e de um só para o todo. Sendo um espetáculo imersivo e expansivo, provoca, cutuca, aflora, despe e surpreende.
Uma Experiência Imersiva e Transformadora
Um primeiro ato acontece de forma imersiva, onde o público passeia livremente pelo galpão 2 da Ação da Cidadania visitando as performances e exposições. Já o segundo será apresentado no Teatro Betinho, onde o público assistirá um espetáculo corrido com apresentações das turmas de teatro, dança, canto e circo. A supervisão do texto é assinada pelo poeta Tom Grito, ex-aluno do curso de roteiro.
Como numa escola de samba, o espetáculo “Rebuliço” terá uma música-enredo como ponto comum entre todas as performances. Porém, cada uma das apresentações terá uma sonorização especial criada pelo design de som André Breda, com texturas diferentes, ora dando destaque a um instrumento ou a um som mais intimista. Assim como a trilha sonora, Maurício Fuziyama criou uma iluminação moderna e tecnológica e a figurinista Karen Brustolin completa o time de criação com figurinos que dialogam com a plasticidade e conceito do espetáculo.
Após a parte imersiva, o espetáculo segue para o Teatro Betinho para sua segunda parte, com a mesma estética do primeiro ato, onde elementos visuais, sonoros e propostas conversam, numa mesma unidade e conceito.
🎟️ Serviço
- Espetáculo: "Rebuliço"
- Local: Sede Ação da Cidadania/Teatro Betinho (Rua da Gamboa 246, Gamboa/RJ)
- Datas e Horário: 04, 05 e 06 de dezembro (quinta a sábado), dass 19h as 21h
- Classificação: Livre
- Entrada: Gratuita
- Capacidade: 400 pessoas
- Acessibilidade: Todas as sessões contam com audiodescrição, tradução em Libras e mediação especializada para pessoas neurodivergentes.
- Atenção: O espetáculo utiliza efeitos sonoros e luminosos que podem impactar pessoas sensíveis.
Sobre o projeto:
O projeto FormAção Ação da Cidadania e Shell é uma iniciativa da ONG com patrocínio master da Shell e apoio do Governo Federal (via Lei de Incentivo à Cultura), com o objetivo de oferecer capacitação profissional, inclusão e oportunidades de carreira para jovens em vulnerabilidade.

