Coluna Ancelmo Gois
No Dia Mundial da Alimentação, a Ação da Cidadania lança sua nova identidade visual reafirmando o alimento como símbolo maior de transformação social. Com 32 anos de história, a organização atualiza seu ícone mais marcante: o prato vazio, símbolo histórico da fome no Brasil e que marcou a trajetória de seu fundador Betinho, deixa o centro do logotipo e dá lugar à palavra 'Ação', agora protagonista, traduzindo mobilização e confiança.
A mudança representa a transição de um ícone da urgência para uma marca que quer ser reconhecida como espaço de engajamento e transformação.
“Nosso prato não está mais vazio, está cheio de vida e transborda transformação. Atuamos em múltiplas frentes e queremos que cada pessoa se sinta parte da solução, mesmo quando pareça que não há nada a ser feito. Mais do que uma ONG, queremos ser uma marca amada, que inspira confiança, engajamento e autenticidade”, afirma Rodrigo “Kiko” Afonso, diretor-executivo.
Mais do que estética, a atualização reflete a maturidade da organização e sua missão de ser referência para quem acredita que cidadania e democracia são caminhos para superar a desigualdade.“Não estamos deixando o prato para trás, estamos ressignificando. Ele segue como parte de quem somos, assim como Betinho sempre será. O fundador, que completaria 90 anos em 2025, e o prato vazio continuam presentes em nossa identidade, mas agora o protagonismo está na ação”, conclui Daniel Souza, presidente e filho do sociólogo.