Fonte: G1
A Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida anunciou a criação de uma rede nacional de bancos de alimentos, despensas e cozinhas solidárias. O objetivo é formar uma rede unificada de entidades sem fins lucrativos que atuam contra o desperdício e na distribuição de alimentos e refeições.
O cadastro para as organizações é gratuito e deve ser feito por formulários on-line que serão disponibilizados no site da Rede de Alimentação Solidária. A rede está prevista para começar a funcionar no último trimestre desse ano.
O mapeamento inédito está sendo realizado em parceria com o Google e com apoio do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da ONU (WFP), que forneceu suporte técnico.
O projeto pretende disponibilizar a localização dos pontos de distribuição e informações das entidades cadastradas na rede na plataforma do Google Maps e na Busca do Google.
A partir da criação da rede, será possível pesquisar endereços de doação de alimentos e cozinhas solidárias, como restaurantes comunitários para refeições grátis e sopões, distribuídos pelo país e avaliados pela Ação da Cidadania.
A Ação da Cidadania pretende ainda apoiar as organizações da rede com doações de alimentos. Elas também terão acesso à rede de parceiros apoiadores da ONG e conteúdos informativos em parceria com o WFP.
Quem pode se cadastrar
Apenas os bancos de alimentos, despensas e cozinhas solidárias sob coordenação de entidades ou lideranças da sociedade civil, sem fins lucrativos, podem se cadastrar na iniciativa.
Para fazerem parte da rede, todas as entidades passarão por um processo de avaliação da Ação da Cidadania com critérios como atuação, público atendido, tempo de existência, estrutura e governança.
Os bancos de alimentos atuam conectando os pontos de produção, armazenamento, distribuição e comercialização de alimentos. Os bancos centralizam as doações em larga escala e distribuem gratuitamente para organizações sociais menores.
Já as despensas de alimentos são centros de distribuição onde as famílias têm acesso direto aos alimentos locais. Assim como os bancos de alimentos, as despensas distribuem alimentos in natura.
As cozinhas comunitárias atuam no preparo e entrega de refeições prontas para consumo. O trabalho também se estende a atividades de inclusão social produtiva, fortalecimento da ação coletiva, identidade comunitária e ações de educação alimentar e nutricional.