Campanha da Ação da Cidadania resgata a história de Betinho

· Notícias,Na Mídia

Fonte: Revista Press
 

A Ação da Cidadania iniciou uma ampla campanha para resgatar a memória e o nome de seu fundador, Betinho. Desenvolvida pela Binder, a campanha será realizada em três etapas ao longo deste ano, e abordará ainda a importância do voluntariado e das doações na luta contra a fome e as desigualdades sociais.
 

“A memória afetiva que temos de Betinho e de sua luta incansável e perseverante de combate à fome e a pobreza é evocada nessa campanha, como um sentimento de esperança de que é possível mudar esta realidade”, conta Marcos Apóstolo, sócio e diretor de criação, da Binder. “Resgatar a imagem de Betinho como pessoa e de sua luta social é uma inspiração para engajar o público jovem nas ações de voluntariado nesse movimento social”, complementa.
 

Fundador da Ação da Cidadania em 1993, Betinho formou uma imensa rede de mobilização de alcance nacional para ajudar 32 milhões de brasileiros que, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), estavam abaixo da linha da pobreza. O movimento social é formado por comitês locais da sociedade civil organizada, em sua maioria compostos por lideranças comunitárias, mas com participação de todos os setores sociais.
 

Para recontar esta história, a primeira etapa da campanha contempla o lançamento de dois filmes. No primeiro, intitulado “Você conhece o Betinho?”, o roteiro mostra pessoas na rua respondendo se conhecem ou não Betinho e se tem alguma lembrança de sua trajetória no combate à fome. Ao final, o filme destaca que Betinho foi capaz de movimentar milhões de brasileiros contra a fome e a miséria no País e encerra convidando o espectador a conhecer mais sobre sua história pelo site quemfoibetinho.org.br.

á o filme “Frases” resgata a memória de Betinho e apresenta sua imagem às novas gerações. Betinho é o protagonista do filme, que utiliza suas entrevistas para narrar a história. O filme também termina convidando o espectador a acessar quemfoibetinho.org.br.
 

As outras duas etapas da campanha serão lançadas entre outubro e dezembro, quando serão apresentados mais quatro filmes, que abordarão as ações de doação para o “Natal Sem Fome” e o engajamento dos jovens, destacando que, tal como Betinho, todos podem alcançar representatividade na luta contra a fome. Para a campanha do Natal Sem Fome, no dia 18 de outubro, será lançado ainda um clip musical com a participação de diversos artistas.

A campanha está sendo veiculada nas redes sociais.
 

Ficha técnica “Você conhece o Betinho?” e “Frases”
Cliente: Ação da Cidadania
Diretor de Criação: Marcos Apostolo
Diretor de Arte: Tatiana Rodrigues
Redator: Marcos Apostolo e Roberta Bichara
Diretor de Arte Digital: Alex Paulo e Thiago Buback
Atendimento: Miguel Heuseler e Camila Lima
RTVC/Artbuyer: Gabriella Cardoso e Deborah Ragi
Produtora de filme: Butterflies in the stomach
Diretor: Mario Nakamura
Trilhas: Felipe Radicetti Mixagem: Nova Onda
Ilustração: Cris Vector / Illustration X
Aprovação: Daniel Carvalho de Souza e Rodrigo Afonso
Comunicação & Marketing Social da Ação da Cidadania: Luciana Alves e Diego Cotta