Com Betinho, Ação da Cidadania inicia aquecimento para a campanha Natal Sem Fome

 

Objetivo é arrecadar até dezembro recursos para alimentar milhares de brasileiros

· Notícias

Quem foi Betinho? É com essa pergunta que a Ação da Cidadania dá início ao aquecimento de sua campanha mais conhecida, o Natal Sem Fome. Com o objetivo de arrecadar recursos que serão revertidos em alimentos, a ONG prepara uma série de iniciativas para engajar o público e a iniciativa privada a praticarem a solidariedade e ajudarem milhares de brasileiros.

Nesta fase de aquecimento, a Ação da Cidadania lança hoje, 11, o site www.quemfoibetinho.org.br. Para convidar o público a acessá-lo, José Júnior, fundador da ONG AfroReggae, foi às ruas perguntar às pessoas se elas conhecem Betinho e recebeu todo tipo de resposta: jogador de futebol, cantor, artista.

A definição de José Júnior é certeira e finaliza o vídeo promocional de 30 segundos: “imagina um cara que foi capaz de lutar contra as injustiças sociais, a fome e a miséria. O nome desse cara é Betinho”.

O site foi dividido em quatro seções, todas relacionadas a capítulos da trajetória do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho: Fome, Política, Mobilização e AIDS. No portal, o público poderá relembrar ou conhecer o incrível trabalho do fundador da Ação da Cidadania, figura de grande impacto na luta contra a fome e a desigualdade no Brasil.

Será possível assistir a uma entrevista de Betinho no programa Roda Vida, da TV Cultura, a série com cinco episódios “Caminhos da Democracia”, produzido pelo Canal Imaginário, e muito mais. Outro destaque é a possibilidade de baixar gratuitamente o livro “Ação da Cidadania 25 anos”, que conta a trajetória da ONG.

“Reunimos um material muito rico sobre o Betinho para inspirar as pessoas a praticarem a solidariedade. Também queremos apresentar ao público mais jovem todo esse trabalho e o legado que meu pai deixou após o seu falecimento, em 1997”, explica Daniel Souza, presidente do Conselho da Ação da Cidadania e filho de Betinho.

Natal Sem Fome

A primeira edição do Natal Sem Fome foi realizada em 1993, ano de fundação da Ação da Cidadania. A campanha foi criada por Betinho e impactou positivamente a vida de mais de 20 milhões de pessoas no Brasil ao longo dos anos.

A criação da Ação da Cidadania e do Natal Sem Fome tiveram o mesmo objetivo: ajudar os 32 milhões de brasileiros vivendo abaixo da linha da pobreza em 1993, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). “Além de promover doações, a missão da ONG sempre foi lutar pela criação de políticas públicas que melhorassem, de forma definitiva, a vida desta parcela da população. A cesta básica supre uma necessidade imediata, mas é preciso muito mais”, afirma Daniel.

Após dez anos sem ser realizado, a Ação da Cidadania enxergou a necessidade de resgatar o Natal Sem Fome em 2017, por conta da situação em nosso país. “O Brasil saiu oficialmente do Mapa da Fome da ONU em 2014, mas logo voltou a caminhar em direção a esta triste estatística. Em 2020 ainda temos o agravante da pandemia de Covid-19, que serviu como catalizador para esta triste realidade”, finaliza Daniel.

Em breve, teremos mais novidades a respeito da campanha Natal Sem Fome.