Voltar ao site

Rede Alisol abre inscrições para cadastros de entidades

· Notícias

Lançada no ano passado, a Rede de Alimentação Solidária (Alisol) está com inscrições abertas para quem deseja fazer parte do projeto ou dar visibilidade ao trabalho já realizado nos territórios. Trata-se de uma rede organizada pela Ação da Cidadania para ampliar, visibilizar e dar suporte aos Bancos de Alimentos, Despensas e Cozinhas Comunitárias no Brasil.

As entidades da sociedade civil cadastradas poderão vir a receber apoio técnico e doações para promover o direito à alimentação adequada e reduzir o desperdício de alimentos ao longo da cadeia produtiva. A rede também tem a possibilidade de contar com doações de pessoas físicas e empresas que queiram fortalecer o combate à fome no país. No início desse ano, a Alisol foi fundamental no apoio às cozinhas solidárias de Pernambuco, que atenderam milhares de desabrigados e desalojados depois das enchentes que atingiram diversas cidades. Ao todo, nove organizações locais prepararam e distribuíram refeições com o apoio de cestas doadas pela Ação da Cidadania.

Em São Paulo, o Instituto CEU Estrela Guia é outro integrante da Rede de Alimentação Solidária. Liderada por Pai Denisson Angelisa, a instituição possui uma Cozinha Solidária e um Banco de Alimentos que atendem mais de 3 mil pessoas em situação de rua por mês na capital, principalmente na região Central, que vem sendo alvo de operações constantes de remoções de barracas e pertences da população que vive naquela área.

“Vivemos em São Paulo e em todo o Brasil uma urgência para acabar com a situação de fome e miséria que essas pessoas se encontram. Nosso trabalho é diário, mas é preciso que mais entidades se juntem à causa”, reforça Pai Denisson.

Se você é uma entidade da sociedade civil e atua com uma Cozinha Solidária, um Banco de Alimentos ou uma Despensa, cadastre-se através do formulário disponível no QR Code ou no site www.acaodacidadania.org.br/rede-alimentacao-solidaria.

Quem já se inscreveu, mas não está em nosso grupo do WhatsApp nem foi contatado pela nossa equipe, também será necessário realizar nova inscrição para atualização dos dados.

Saiba mais:

 

BANCOS DE ALIMENTOS

​Conectam-se a pontos de produção de alimentos, armazenamento, distribuição e venda para conseguir doações de alimentos. As arrecadações são distribuídas para organizações sociais que fazem o alimento chegar às pessoas que precisam.

 

DESPENSAS

Distribuem alimentos in natura para pessoas físicas, famílias vulnerabilizadas. Muitas vezes, são abastecidas por um Banco de Alimentos, que garante diversos produtos semanalmente. Com modelos variados, móveis ou fixas, elas são comuns em escolas e creches, onde o acesso à alimentação por parte das famílias é mais fácil.

 

COZINHAS COMUNITÁRIAS

Preparam e entregam refeições prontas para o consumo. Algumas atuam por meio da entrega de marmitas, seja para a população em situação de rua ou seja para pessoas que têm moradia, mas não têm condições de preparo da refeição por causa da falta de recursos, como o gás de cozinha. Certas cozinhas também possuem espaço para a alimentação no próprio local.