Voltar ao site

Rede Nacional de Comitês quer reforçar parceria com estados

Dar visibilidade e apoiar ações locais estão entre as principais propostas

· Notícias

Cada comitê tem participação fundamental na mobilização social pelo direito à cidadania. Você sabia que a Ação possui uma coordenação para trabalhar em conjunto com os comitês regionais e locais? A Rede Nacional de Comitês tem como objetivo dialogar com todos os voluntários cadastrados Brasil afora que fazem parte da grande rede de solidariedade que é a Ação da Cidadania, no compartilhamento de informações sobre os estados, projetos em conjunto com a direção nacional e também no apoio de ações desenvolvidas nos territórios.

“É importante falar da potencialidade da rede enquanto espaço diverso para troca de ideias e de conhecimento. Quando a gente consegue ter visibilidade das ações do outro, seja para aprender ou apoiar, quem ganha são as pessoas beneficiadas pelo nosso trabalho. E trabalhos coordenados e organizados em conjunto podem ter resultados ainda melhores”, explica Carlos Antonio, coordenador da Rede Nacional.

Em uma das atuações mais recentes, a Rede foi fundamental para a nossa participação no evento Diálogos Amazônicos, através de uma parceria com o comitê do Pará. Outra iniciativa foi a criação do grupo “Conseas pelo Brasil”, que reúne comitês com atuação nos Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional pelos estados e municípios, onde cada liderança compartilha informações e incentiva o desenvolvimento de projetos e articulações que estejam sendo debatidas em suas localidades. Essas trocas vêm facilitando a capacitação de pessoas e a elaboração de iniciativas que atendam às demandas de cada região.

Anote:

Comitês regionais são organizações cadastradas para uma atuação mais ampla, em contato com uma rede local de organização, ampliando seu alcance, ou seja, responsáveis pelo desenvolvimento de ações em todo território, incluindo vários municípios.

Comitês locais são organizações cadastradas para atuação com alcance municipal, ou seja, responsáveis pelo desenvolvimento de ações somente em uma cidade ou distrito.