WhatsApp inicia transferências de dinheiro pelo app, e Mastercard amplia doação de alimentos

· Notícias,Na Mídia

O Facebook anunciou nesta terça-feira (4) o início da função de transferências de dinheiro entre pessoas pelo WhatsApp, que passa a ser um concorrente para o Pix, plataforma do Banco Central.

A empresa de Mark Zuckerberg já havia divulgado em junho de 2020 que disponibilizaria a função de transferência e pagamentos via aplicativo no Brasil, tendo como parceiros iniciais as bandeiras Visa e Mastercard, a Cielo como operadora e o Banco do Brasil, o Nubank e o Sicredi para o desenvolvimento.

Entretanto a iniciativa não foi adiante, pois a Superintendência-Geral do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e o Banco Central suspenderam o acordo. A estimativa do Facebook à época era atrair 51 milhões de consumidores no país.

No fim de março deste ano, o Banco Central do Brasil concedeu oficialmente a licença e aprovou o novo esquema. Na nova etapa, parceiros como os bancos Itaú e Inter entraram na jogada.

“Facilitar o envio e o recebimento de dinheiro com segurança não poderia ser mais importante neste momento, pois não apenas diminui a exposição das pessoas à pandemia, mas também ajuda os entes queridos a se manterem conectados, amplia o acesso a serviços financeiros e permite que mais pessoas participem da economia digital”, afirma Matt Idema, diretor de operações do WhatsApp, em comunicado.

No site oficial do WhatsApp, há mais detalhes de como proceder para realizar transferências.